GOVERNO DO ESTADO DE RONDONIA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
OSWALDO PIANA – SERINGUEIRAS – RO.
PROJETO EDUCAÇÃO
AMBIENTAL
CONSTRUIR PARA
VIVER MELHO
AUTOR: JOÃO DO
ROZARIO LIMA
SERINGUEIRAS – 2013.
GOVERNO DO ESTADO DE RONDONIA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
OSWALDO PIANA – SERINGUEIRAS – RO.
“O
verdadeiro educador é o que acompanha as transformações dos seres vivos e sempre
está refletindo em suas ações pedagógicas para o melhor aprendizado dos
discentes”.
João
do Rozario Lima
PROJETO EDUCAÇÃO
AMBIENTAL
CONSTRUIR PARA
VIVER MELHO
AUTOR: JOÃO DO
ROZARIO LIMA
SERINGUEIRAS – 2013.
►OBJETIVO GERAL:
●
Busca formar cidadãos conscientes das responsabilidades com o meio ambiente e
as futuras gerações, visto ser um tema universal do qual depende a vida do
planeta.
●Incentivar as crianças e a comunidade a construir
hortas na escola, em suas casas e nas comunidades.
►OBJETIVOS ESPECÍFICOS
●Estimular a construção de horta na escola, nas casas
dos alunos e na comunidade, procurando envolve-los neste contexto.
●Promover a interação professor-aluno e mudanças
práticas de atitudes referentes ao meio ambiente, concernente ao espaço onde
vive, e a formação de novos hábitos com responsabilidade a adquirir novos
conhecimentos com a aprendizagem através da prática do dia-a-dia.
●Oferecer aos professores e alunos um eficiente
instrumento para a formação de consciência ambiental e alimentar.
►JUSTIFICATIVA
●Este projeto consiste na implantação de construção
de hortas nas escolas por professores, alunos, funcionários e comunidade, para
promover a interação de conhecimento entre os mesmos da prática de
conhecimentos que já possuem, além disso, adquirir novos conhecimentos na
prática.
●Busca
formar cidadãos conscientes das responsabilidades com o meio ambiente e as
futuras gerações, visto ser um tema universal do qual depende a vida do planeta.
●Deverá ser uma escola em que, os professores façam parte da monitoração deste
trabalho.
●A sensibilização dos alunos para o projeto será
feita pelos professores das próprias unidades escolares, prevendo-se a exibição
de vídeos sobre a importância da alimentação para a saúde, a importância das
vitaminas que contém as verduras para a nossa vida, alimentarem.
●A educação do paladar é o nosso forte, permeia a
vida inteira (pp.20).
●E muita mediação substitui a família na
responsabilidade de dar às crianças os primeiros definidores conceitos sobre
educação do alimento (Horta, pp83).
●Para melhor entende-se a riqueza do alimento basta
olhá-lo, entendê-lo, explicar aos alunos como é feito deixar que vejam como se
faz, permitir que dêem uma “mãozinha”, tudo isto pode ajudar a remover
barreiras de preconceitos e fazer com que a criança coma de tudo (Horta, pp84).
●Isso faz com que se abrange diverso projeto simples,
mas que supram necessidades para uma vida mais saudável e propicia a
permitir-se a experimentarem pratos diferentes do nosso cotidiano. Entre eles, pode ser mungunzá - com milho, leite
de castanha, pão de milho, suco com as casca de abacaxi, chás de
plantas medicinais, sopa de maxixe, mingau de jerimum, chá quentes com abóbora,
croquete de carne com macaxeira, pirarucu salgado, tacacá, tucupi e jambo entre
tantas outras comidas e temperos desconhecidos no resto do Brasil. É necessários muitos respeito e amor para
cozinhar e uma boa mão para o tempero.
●A educação se faz também na escola onde tudo o que
se aprende, ouve ou vivencia torna a criança de hoje, um adulto mais sereno e
responsável por saber como adquiriu essa conquista em experiências
enriquecedoras que poderá prosseguir esses ensinamentos para as demais pessoas
no seu convívio.
►A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS
●Neste projeto, os alunos podem atuar como
responsáveis pela seleção das espécies a serem cultivadas, pela obtenção de
mudas e sementes e pela semeadura, plantio e cuidado com a horta. Eles podem
também realizar a colheita, a higienização e o preparo dos alimentos, com a
supervisão dos adultos.
►A PARTICIPAÇÃO DO (a) DIRETOR (a)
O (a) diretor (a) tem uma participação fundamental
nesse projeto, pois você será responsável pela supervisão do mesmo, coordenando
as decisões tomadas pela equipe pedagógica. Sua participação será importante
também na resolução dos problemas que surgirem, realizando o contato com
especialistas e outros profissionais que possam colaborar com o projeto.
►A PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES E DOS FUNCIONÁRIOS DE APOIO.
Os professores podem
atuar auxiliando e orientando os alunos no desenvolvimento e manutenção da
horta. Eles podem também elaborar estratégias para tratar dos conteúdos das diferentes
áreas no contexto deste projeto, lembrando-se de que ele não se restringe a
área de ciências.
As merendeiras da
escola podem participar da higienização e do preparo dos alimentos, além de
auxiliar os alunos a escolher e preparar receitas gostosas que tenham, entre
seus ingredientes, os alimentos cultivados na horta.
►MATERIAL
1 – Uma carriola
2 – Duas enxadas
3 – Dois enxadões
4 – Um rastelo
5 – Um rolo de tela para horta
6 – Adubos orgânicos
7 – Um litro de inseticida para matar insetos
8 – Palanques e ripas
9 – pregos
10 – Quatro regadores
11 – Cavadeiras de duas bocas
12 – Sementes
►PROCEDIMENTOS
O projeto não
tem um tempo de duração que possa ser pré-estabelecido. Afinal. Uma vez montada
a horta, é possível prever que, a cada ano, as turmas continuarão com o plantio
dos alimentos. A horta acabará se tornando um patrimônio da escola. Por outro
lado à participação dos alunos neste projeto precisa ser muito bem planejado. A
cada inicio de ano letivo, é preciso prever quem plantará o que e quando.
As
turmas de educação infantil, 1º e 2º anos cultivem temperos, ervas e plantas
com partes comestíveis grandes e coloridas de crescimento rápido e de fácil
cultivo (alface e rabanete, por exemplo);
As de 3º, 4º e 5º anos
cultivem cenoura, beterraba, couve-manteiga e outros alimentos que tenham de
ser inicialmente planejados em uma sementeira.
As turmas de 6º à
8º anos decidam o que cultivar em conjunto com os professores, das áreas de
ciências, matemática, língua portuguesa etc, considerando os conteúdos que
estão sendo trabalhados em sala de aula e o projeto em desenvolvimentos.
►TRANSPLANTAÇÃO DE MUDAS:
HORTALIÇAS
|
ESPAÇAMENTO
(cm)
|
DIAS P/ GERMINAR
|
COLHEITA DIAS
|
Alface
|
30 X 20
|
6
|
70
|
Agrião
|
20 X 10
|
7
|
60
|
Almeirão
|
30 X 30
|
8
|
80
|
Berinjela
|
100 X 50
|
10
|
100
|
Cebola
|
40 X 10
|
15
|
150
|
Couve
|
100 X 50
|
8
|
80
|
Couve Brócolos
|
100 X 50
|
8
|
90
|
Couve Flor
|
100 X 50
|
8
|
120
|
Pimentão
|
100 X 50
|
8
|
120
|
Tomate
|
100 X 50
|
8
|
120
|
Repolho
|
100 X 50
|
8
|
120
|
Cebolinha
|
20 X 25
|
9
|
80
|
Chicória
|
25 X 25
|
8
|
80
|
Jiló
|
150 X 60
|
10
|
100
|
►HORTALIÇAS PLANTADAS NO LUGAR DEFINITIVO
HORTALIÇAS
|
ESPAÇAMENTO
(cm)
|
DIAS P/ GERMINAR
|
COLHEITA DIAS
|
Abóbora
|
300 X 300
|
10
|
150
|
Abobrinha
|
150 X 100
|
10
|
80
|
Alho
|
30 X 10
|
15
|
150
|
Beterraba
|
300 X 15
|
12
|
90
|
Cenoura
|
20 X 10
|
10
|
100
|
Pepino
|
150 X 50
|
7
|
90
|
Rabanete
|
20 X 5
|
5
|
40
|
Salsa
|
20 X 5
|
15
|
90
|
Coentro
|
20 X 10
|
9
|
70
|
Rúcula
|
20 X 10
|
8
|
70
|
Quiabo
|
100 X 30
|
10
|
70
|
►COMO FAZER OS CANTEIROS:
● Limpar o terreno retirando o mato, pedras, paus e vidros;
● Com a enxada, cavar a terra uma profundidade de 25 cm revirando,
afofando e quebrando os torrões;
● Fazer os canteiros com 100 a 120 cm de largura e 25 cm de altura;
● O comprimento vai depender das necessidades dos usuários;
● Conservar uma distancia de 50 a
60 cm entre um canteiro e outro;
● Antes de usar o adubo orgânico (esterco) deverá ser feito a com postagem ( amontoar o esterco molhando todos os dias até que ele esteja curtido,
ou seja, passe por uma transformação química);
►COMO SEMEAR
Coloque as sementes para germinar
na sementeira, tendo o cuidado de:
● Molhar bem a sementeira sem encharcá-la;
● Fazer sulcos (regos) com 1 cm de profundidade e com 20 cm de distancia
um do outro;
● Semear nos sulcos ou a lanço;
● Cobrir as sementes nos sulcos com terra fina;
● Peneirar a terra e o esterco.
►CUIDADOS COM A SEMENTEIRA.
● Construa uma cobertura, como mostra sobre o canteiro onde estiverem semeadas
as sementes cobrindo-as com folhas de bananeiras, coqueiros ou palmeiras. Isto
evitará que o sol queime as mudas novas. A medida com que as mudas vão crescendo, vá mexendo
devagarzinho a cobertura de modo a irem acostumando as plantinhas ao sol.
● Regue as sementeiras todos os dias pelas manhãs, as hortaliças gostam
de muita água;
● Capinar sempre que houver matos prejudicando as plantas.
►COMO É FEITO O TRANSPLATE DAS MUDINHAS.
● Transplante é a passagem das plantinhas que estão na sementeira, para
outro lugar, deve ser feito quando as mudas tiverem 10 cm de altura ou 4 a 5
folhas definitivas, de preferência a tardinha ou em dia nublado.
● Molhe as sementeiras antes de arrancar as mudas.
● A retirada das mudas das sementeiras deve ser com a colher de transplante
ou mesmo com uma pasinha de madeira.
● Após o transplante molhar bem as mudas.
►CONTROLE DAS PRAGAS E DOENÇAS.
● Para o controle de pragas e doenças em hortas, prefira o combate
mecânico, sempre que possível. Através de visitas diárias a horta, elimine
ovos, larvas, insetos adultos e plantas doentes. A seguir vamos iniciar-lhe um
preparo simples para combater algumas pragas da horta como besouros, pulgões,
ácaros, formigas, grilos, lesmas, lagartas e outros.
►INSETICIDAS CASEIROS.
a) SOLUÇÃO DE ÁGUA E SABÃO.
● Ponha um
quilo de sabão em três litros de água, leve ao fogo para dissolver o sabão.
Quando dissolver, retire do fogo e junte 3 litros de querosene e misture bem.
Para aplicação coloque 1 litro de água
da mistura em 15 litros de água em um pulverizador e borrife sobre as plantas
atacadas.
b) SOLUÇÃO DE ÁGUA E FUMO.
● Corte 20 cm de fumo de corda e deixe de
molho por 24 horas em meio litro de água. No caso de ataque de pragas, misture
3 a 5 colheres de sopa desse produto com 1 litro de água e aplique nas plantas
com regador ou pulverizador.
c)
REPELENTE DE
FOLHA DE FUMO.
● Cozinhar 2
kg de folhas de fumo em 3 litros de água, durante 10 minutos. Depois de frio,
coar e usar 1 copo de extrato em 10 litros de água e pulverizar nos locais
desejados.
d) INSETICIDA
DE ÁGUA COM CINZA.
●Juntar 2 kg
de cinza de madeira e misturar a 10 litros de água. Deixar a mistura a
descansar por um dia. Depois de pronto coar e pulverizar sobre a planta. Para
coar use um saco de estopa ou peneira.
e) INSETICIDA
DE MACERADO DE ALHO.
● 04 dentes, 1 litro de água. Amassar o alho
em uma vasilha e colocar um litro de água, deixar descansar durante 12 dias.
Pegar 1 litro desta mistura para 10 litros de água, misturar bem e pulverizar
sobre as plantas.
f) ISCA
VENENOSA PARA LAGARTAS, PAQUINHAS E GRILOS.
● Junte 320
ml de DIPTEREX 500 + 500 g DE AÇUCAR + 10 g de farelo + 6 a 10 litros de água.
Estes ingredientes são misturados até obter-se uma massa granulosa, e
posteriormente distribuída ao redor das plantas.
● Antes de
usar produtos químicos para combater pregas e doenças consultem sempre um
técnico do escritório da EMATER, mais próximo de sua casa, e siga as instruções
para que não haja o perigo de intoxicação.
►PROCEDIMENTOS
O projeto não tem um tempo de
duração que possa ser pré-estabelecido. Afinal. Uma vez montada a horta, é
possível prever que, a cada ano, as turmas continuarão com o plantio dos
alimentos. A horta acabará se tornando um patrimônio da escola. Por outro lado
à participação dos alunos neste projeto precisa ser muito bem planejado. A cada
inicio de ano letivo, é preciso prever quem plantará o que e quando.
As
turmas de educação infantil, 1º e 2º anos
cultivem temperos, ervas e plantas com partes comestíveis grandes e
coloridas de crescimento rápido e de fácil cultivo (alface e rabanete, por
exemplo);
As de 3º e 5º anos
cultivem cenoura, beterraba, couve-manteiga e outros alimentos que tenham de
ser inicialmente planejados em uma sementeira.
As turmas de 6 º à
9º anos decidam o que cultivar em
conjunto com os professores das áreas de ciências, matemática, língua
portuguesa etc, considerando os conteúdos que estão sendo trabalhados em sala
de aula e os projetos em desenvolvimentos.
►REFERENCIA
BIBLIOGRAÁFICA
ESCOLAS, ESPAÇOS E PESSOAS, Idéias práticas para aprimorar a escola.
Equipe de elaboração CEDAC
VAMOS COMER. Educação Alimentar no Currículo Escolar.
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